“Encontro com Fátima Bernardes” hoje (28/05/2013): ‘Programa esclarecerá dúvidas sobre o assédio moral’


Encontro terá debate sobre assédio moral

O trabalho pode ser uma fonte de alegria e realização, mas nem sempre é assim. Tem gente que quase entra em desespero só de pensar em enfrentar a rotina. Se você pensa que o Encontro vai falar sobre a falta de tempo ou a insatisfação com o emprego, está muito enganado. O tema desta terça-feira, 28, será o assédio moral.

Você sabia que o chefe também pode ser vítima de assédio moral? Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, Fátima vai receber a procuradora Lysiane Motta, do Ministério Público do Trabalho. A especialista também vai falar das principais reclamações dos empregados e empregadores. Não perca!

Divulgação – Rede Globo

Sobre Henrique

Adoro escrever sobre TV, sou fánatico pela Record!

Publicado em 28/05/2013, em ATRAÇÕES, Globo, O MUNDO DA TV, Programação e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 77 Comentários.

  1. quero saber se no ato de uma discusão meu patrão queria me fazer assinar um documento q eu nao quria assinar isso é assédio moral?

  2. Bom dia!
    Por favor, quero saber se quando o supervisor do setor fica vendo sites de pornografia na frente de funcionários no horário de trabalho seria assédio moral?
    Obrigada
    Maria – Bragança Paulista

  3. elisangela nascimento

    Bom dia sou a elisangela de sao jose dos pinhais e sofri muito no trabalho estou atuaumente afastada,fiz uma cirrurgia em maio do ano passado quando voltei fui massacrada de varias maneiras pois quando voltei estava gravida agora estou om 6 meses de gravidez e estou em casa me sinto muito deprimida com td pois fui ameaçada e condenada sem sei como agir é muito triste

  4. ja sofri assedio moral por 3 amos

  5. Maria Celia

    A supervisora do meu esposo proibiu os familiares de ir ate a loja . Caso alguem tenha que ir la tem que avisar a gerente antes.. Isso tambem é assedio moral.

    • Maria Celia

      E ela tambem ameaça mandar embora caso na venda ou se formos ate a loja sem avisar.So sei que eu não estou bem com essa situação…Tenho vontade de ligar na ou

  6. vanessa melo

    foi contratada para uma determinada funcao sou obigada a fazer outras como exemplo limpar chao sou atendente de consultorio sou obrigada a limpar ate parede meu patrao e a mulher dele grita comigo e me obriga isso é assedio ?

  7. Aclecia silva

    Oi bom dia.Ja fui vitima de um acedio moral no meu primeiro emprego e isso e horrivel,pois eu no momento me sentir uma pessoa incapaz.

    • oi!!! imagino sua reação ao ve-lo em seu lugar exercendo a função que cabe a vc.
      mas acredite em si mesma, não se sinta inferior, porque muitos dessas pessoas não sabem qual sua devida postura, e muita vezes não merecem o cargo que te, esse tema tem mesmo um bom assunto pra se discutir.

  8. elisangela nascimento

    Bom dia sou a elisangela de sao jose dos pinhais e sofri muito no trabalho estou atuaumente afastada,fiz uma cirrurgia em maio do ano passado quando voltei fui massacrada de varias maneiras pois quando voltei estava gravida agora estou om 6 meses de gravidez e estou em casa me sinto muito deprimida com td pois fui ameaçada e condenada sem sei como agir é muito triste Gostaria de uma resposta o que devo fazer?

  9. Na empresa, tem metas e um colega distribui os serviços, porém, distribui conforme sua vontade, beneficiando uns colegas e prejudicando outros,assim,alguns cumprem a meta outros não. É assédio moral?

  10. Gostaria de saber se é assédio moral: minha filha trabalha em um multinacional, faz a função dela e mais outras três para não atrasar a linha, ninguém consegue fazer o serviço no tempo dela e devido aos estudos pediu que a mandem embora. depois disso a líder dela passou a tratá-la com desprezo, não cumprimentá-la e cobrar mais sobre o trabalho, detalhe os funcionários podem ir ao banheiro e tomar água apenas uma vez no período de trabalho e quando um funcionário é demitido a líder fala todos que ela foi demitida porque essa pessoa não serve mais para afirma. Isso pode ser considerado assédio moral?

  11. juliansalesleonel

    humilhaçoes dentro de casa,configura assedio moral entre casais

  12. maria ribeiro

    sofri assedio moral quando trabalhava em um Júridico de um grande Banco. fui mandada embora sem justa causa e muito mais coisa que levaria tempo para falar. Entrei com um processo contra o Banco e perdi. O que a procuradora tem a falar disse? sou advogada fazia trabalhista e vejo que a justiça foi feita na prática para o empregador.

  13. Trabalhei como cooordenadora e meu chefe me atribuia tarefas além da minha função, como: fotografar dois funcionários que tinham caso. Levei o assunto ao chefe geral e o mesmo me demitiu dizendo que eu não sabia respeitar hierarquia. Depois entendi que o gerente geral tinha caso com a esposo do meu chefe, então entre demitir eu e meu chefe…. era o óbivio

  14. Bom dia,
    Um chefe que diz, em uma reunião para todos os colaboradores, que:” se você não está satisfeito com seu salário é porque você vale menos, muito menos do que ele (salário)”. Isso seria um assedio moral?

  15. gostaria de saber se cabe assédio moral !minha irmã no trabalho sua chefe de caixa comentou com colegas de minha irmã q se ela era lentinha agora imagina após gravida,e se ela continuace comendo mto no seu intervalo desceria rolando,neste dia ela estava de folga mas qndo retornou seus colegas contaram p ela,e a propria chefe confirmou ter dito e ai é assédio moral?

  16. Muitas empresas são assim fui tb perseguida por minha suervisora me tratava mal, e fazia tudo p dar errado até o dia em q a mesma virou gerente e me colocou p fora

  17. Bom dia Fatima, a empresa colocar rastreador nos veiculo dos funcionarios pode se caracterizar assedio moral?

  18. marcia cristina gomes

    estou passando por uma depressão e muita tristeza ,não tenho mas vontade de trabalhar .dia 10 depois do pagamento nem vou mais..pior que ser seu patrão é ser um amigo de anos ..que após eu ir trabalhar na casa dele nossa amizade foi como istantanea..passei de um amiga em uma empregada..ele tam probelmas coma ex mulher e com o filho e desconta tudo em mim .dizendo que eu lhe trago muitos problemas ..até agora não entendi ..só chorei..toda vez no pagamento é uma canseira .como ainda considero amigo relevo o esquecimento do pagamneto e ficandop a disposição dele lembrar de pagar..ja tenho medo de telefonar para informa-lhe qualquer coisa de cotidiano sobre seu apartamento..ta sem clima ..ja chorei muito .ja tenho 50 acho que muitos patroes sabem que é dificil se encaixar em outro tipo de serviços então abusam pq precisamos…infeslimente vou perder meu emprego e ja perdi um amigo..que mostrou a carapuça do momento que entrei na sua vida como doméstica no primeiro dia .obrigada pelo desabafo.

  19. cyntia cristina baumann

    Tb sofri assédio de uma supervisora numa grande empresa de telecomunicação, mas acho Fátima que as empresas devem rever seus supervisores dar treinamentos de tratamento incluindo respeito.

  20. BOM DIA Fatima adoro voce , mais eu queria da meus parab[ens ha o cantor guilherme arante saudade bejos

  21. Rejane Souza

    olá,bom dia,tenho uma dúvida se é caracterizado assédio moral cobranças constantes para atingir meta e comparecer em reuniões fora do horário de trabalho e cobrar funções como se revezar para limpar banheiros e varrer a loja na ausência de faxineira,isso não é pressão psicológica??

    • Rejane Souza

      devo colocar esta empresa na justiça? porque colegas que já saíram da empresa entraram na justiça e nada mudou!?

  22. daniele camargo da silva

    bom dia gostari de saber trabalho numa empresa que presta serviço tercerizado dentro do supermercado o mesmo existem gerentes que usam conduta como ameaçaondo como posso agir nessa situação que deve se responsabilizado,porque existe um remo nas loja se não fizer que ele manda ele cortam da loja e fica proibido de enttrar nessa…

  23. Bom dia tive um assedio moral recente nao aguentei a pressao pedi demissao…

  24. eu nunca consegui trabalho ,pois começo entra em panico por medo de errar ,me sinto incapaz [medo muito medo]sera k eu sofro de alguma doença …Fatima me ajuda

  25. Miriam da Rosa

    Minha filha teve que pedir demissão por causa do assédio das donas da cafeteria, foi 3 ano.

  26. Quando você sofre de assédio e é demitida da empresa, quanto tempo depois você pode recorrer a justiça?

  27. Bom dia, já passei por isso quando chegou no limite comuniquei ao superior do meu gerente conseguir ser transferida, é muito ruim sair do lugar mas foi a opção pra não sair da empresa, se tiver que trabalhar com ele novamente até saio mesmo da empresa. Me tirar do cargo foi o menor dos problemas, ele me diminuia perante os outros colaboradores entre tantas coisas,não poderia existir gente assim.

  28. Claudia Sueli Castilho Dos Santos

    Trabalho na mesma empresa a anos, mais vivo um assédio moral a muito tempo, quando fiquei grávida do meu filho que hoje tem 4 anos, minha chefe disse se eu era louca de ficar grávida que eu iria sofrer muito, depois quando meu filho tinha 1 ano ficou muito doente e quase nos deixou, ai ela disse avisei agora se vire.
    E a poucos dias ela disse que eu não faço falta nenhuma, e a partir desse dia td mudou eu me sinto triste, choro mas pelos meus filhos sei que vou conseguir um outro emprego, sei que tenho capacidade e um curriculum muito bom.
    Pedi a conta estou cumprindo aviso prévio, tenho fé em Deus que vou conseguir superar.

  29. Inclusive e uma empresa de nome por sinal e a gerente ela uma carrasca moral infelismente nao tive paciencia de encara tive que perder 3 anos de empresa

  30. oi Fatima eu so asisto seu programa quando estou de folga eu amo se programa bjs voce hoge esta linda ,,norma de campogrande rj

  31. Bom dia,Sou Maria de salvador.E sofri assédio moral no trabalho no PLANSERV que fui crescendo como estagiaria e depois fui afetiva como REDA.E dai fui crescendo e que começou a minha perseguição que resultou com tudo isso eu ter ficado doente ,meus dente caiu e o cabelo.Dizia que eu era burra e que iria tomar a minha carteira que tanto fizeram que conseguiu,Procurei a Justiça que me orientaram que Como é do gorverno não podia fazer nada.Eu passei a não acreditar nas pessoas e na Justiça e até hoje sofro com isso

  32. gostei do novo senario

  33. Bom dia! sou Lucimara de Campinas, quero saber se o que passeio foi assedio moral e se consigo algo na justiça!
    trabalhei numa empresa em que os colegas de trabalha me humilhava, desprezava tirava sarro (por trás) chingava, chegaram a chamar de vagabunda, macumbeira e outras palavras de baixo calão, mas nao falavam na minha frente, falavam por trás; Falei com a gerente que é irma da dona e por ali ficou, pois era puxa saco de uma das meninas que nao gostavam de mim….comecei a gravar, tenho tudo gravado.
    Enfim sofri fui massacrada, ofendida, deprimida, chorona e meu medico me deu 15 dias de atestado, foi a morte para a sala e ai pegaram pesado.
    Enfim me deram as contas, e os donos, acredito que até hoje nao sabe do tipo de pessoas que teem infelizmente no setor de “RH”que é onde eu trabalhava, e eu fiquei doente, e tenho receitas para comprovar que tive que tomar remedios.
    Estou em tratamento até hoje.

    POR FAVOR COMENTEM NO AR PARA QUE EU SAIBA SE É ASSEDIO MORAL OU NAO E QUAL ADVOGADO TENHO QUE PROCURAR, TRABALHISTA OU CÍVIL!!!!

    Obrigada.

  34. Maria Lima

    Olá bom dia !
    Eu fui vitima de assédio por uma médica pediatra e procurei a justiça a sentença foi favorravél a ele pq eu não tive uma testemunha,quando saiu a sentença eu pedi demissão pq eu não teria cara para voltar a trabalhar no hospital. aonde eu trabalhava e a médica continua humilhando os colaboradores, como eu posso recorrer ?

  35. minha filha trabalha a tres anos no administrativo em um posto e tem uma nova gerente que humilhia ela e fez ela assinar uma advertencia .isto e acedio

  36. GOSTARIA DE SABER SE O ASSÉDIO MORAL SÓ ACONTECE NO LOCAL DE TRABALHO POIS TENHO PASSADO POR SITUAÇÕES NA FACULDADE.

  37. Gente se eu soubesse que assunto de hoje fosse esse eu teria mandando um resumo do meu caso, já ganho na justiça, o quatro anos…. Gostaria mesmo de ter participado… Eu ainda acho que ganhei muito pouco pelo meu sofrimento durante a gestação no qual me causou danos na coluna que sofro ate hoje

  38. Fui demitida da empresa poq nao quis mais pagar o inventario feito pelo dono da empresa no valor de 4 parcelas de 400 depois fui a justica

  39. katia karicia

    Nossa já passei por duas situações hoje estou acima do peso e sofro muito por causa das humilhações dos outros e não quero mais trabalhar tenho muito medo de sofre dinovo.

  40. Salete Pavan

    Salete.28/05/2013 Ola! também fui vítima em 2008,eu posso reclamar na justiça?

  41. juremaalves

    trabalhei numa empresa pois eu ja passei assedio e resolvi sair para eu nao me aborrecer

  42. Obs alem de mim mais 5 pessoas tbm aconteceu o mesmo

  43. maria cristina silva dos santos

    Bom dia,sou Cristina de Santos. Meu irmão é professor e sofreu assédio moral por conta da diretora da escola, e está lutando na justiça por uma reparação. Encontra-se doente e sofre.
    Até agora não conseguiu nada. Gostaria de uma orientação, para poder ajudá-lo. Obrigada

  44. Espero que os lideres estejam vendo!POIS ONDE EU TRABALHAVA ACONTECE MUITOS ABUSOS PELA CHEFIA.

  45. Já sofri muito com isso, mas não posso colocar na justiça pois meu esposo ainda trabalha na empresa.

  46. A professora que chama atenção do aluno na frente dos colegas por não ter feito o tema pode ser configurado constrangimento?

  47. EU NEM SABIA O QUE ERA ASSÉDIO MORAL E SOFRI NO MEU LOCAL DE TRABALHO…DESDE NOVEMBRO ESTOU EM CASA DE LICENÇA, CAI NO MEU SETOR, SOU TEC DE ENF. E ATE HOJE ESTOU TENTANDO PROVAR QUE FOI ACIDENTE DE TRABALHO. HOJE ESTOU MUITO MAL, ME TRATANDO COM PSICÓLOGO, TOMANDO REMÉDIOS DE TARJA PRETA PARA DORMIR ETC.

  48. Jimena Jimenes

    oi bom dia. trabalhei 13 anos num hospital e por causa do assedio entrei em depressão , fiquei afastada 2 anos . a minha função era tec. de enfermagem ,pedi as contas e mudei de profissão.

  49. marcos aurelio

    Bom dia ! Meu nome é Marcos Aurélio de Recife , Eu trabalhei em uma multinacional na area de bebidas e sofri muito assédio moral como bombas em salas de vendas palavras de baixo calão ,ameaças e muito mais eu já resebir a indenização mais não me recuperei até hoje .

  50. já passei por isto e muito chato e doloroso as pessoas tem que medir sua palavras pra não feris a nossa alma…..

  51. E injusto demais o empregado pagar esta falta em estoque onde a empresa n mostra onde ta o problema .e por conta disso fui obrigada a pagar uma coisa q sequer usei ou adiqueri.e porq conta disso n paguei mais e entao aconteceu a voz d demissao.

  52. Tem lider que começa por brincadeira,a cobrar do funcionario mas isso acaba ficando frequente.e fazendo com que o funcionario se sinta mal.Pedi a conta de uma empresa por ese motivo

  53. Bom dia a todos minha irma trabalhava na camera dos vereadores e um dos vereadores e o presidente da camera ele humilhou minha irma e meus pais e dspediu ela do serviço ele ja ligou pra ela voltar mas ela falou que nao volta mas pra trabalhar com ele

  54. ELIANE LIMA

    meu Deus…estou com um seio problema com o meu inquilino…ele é prepotente, fala o tempo inteiro que é rico e eu preciso do aluguel, me humilha e ainda fala coisas absurdas, tipo que tem profissoes, tipo que agora ele é delegado, policial, como para me intimidar…mas tudo mentira….isso é assedio moral…? QUE FAÇO! NAO AGUENTO MAIS… e ele nao resid mais no meu imóvel, mas nao entrega porque ele esta esperando acabar o contrato…tipo para nao ser visto como quebra de contrato e ele pagar a multa rcisória…o imovel esta fechado… e ele é meu carma…estou louca que acabe esse problema…para te uma ideia e… tem dias dele me ligar pararclamar de defeitos que nao existem no imovel…até 14 vezes…tenho gravado algumas delas…me ajudem por favor

  55. Estou afastado de meu trabalho a 10 anos em função de Síndrome de Burnout causada por abuso moral.

  56. marcia rufina dos santos

    o transtorno que o assédio traz na vida da pessoa é irrecuperável. o assédio moral tinha que ser divulgado na mídia, pois muita gente pessoa por essa situação e não sabe.

  57. Taiane regys

    Eu queria saber se eu estou na esperiencia no meu cerviço e descubro q estou a empresa pode me mandar embora mesmo eu estando gravida so por que eu estou na esperiencia.

  58. Esse tema sobre Bulling é muito importante e informações sobre como lidar com a situação e ajuda de profissionais na área médica e Jurídica são fundamentais,.

  59. Trabalho em uma empresa de call center onde sofro muitos abuso moral , essa empresa é a maior da Amarica Latina ,e vem com um recurso de monitoração pessoal constante ,onde além das câmaras tem supervisores que são obrigados a deixar a sua posição pra exercer a função de fiscal , se um operador de call center estiver sentado com uma postura que não se ” achem ” corretas é aplicado : advertência pra caso de pessoa primária , suspenção de todo um dia pra pessoa já decorrentes … Isso é correto ?

  60. Tenho 17 anos e assistindo o programa percebi que sofri assédio moral! Trabalhava de vendedora e estava ficando doente ia ao médico e ao levar atestado ele dizia que deveria trabalhar mais do que ficar doente!

  61. 200 bonequinhas que estao na cadera da fatima bernades

  62. Cesar Carvalho

    Meu esses caras fazem tanto sucesso, depois relaxam e viram essas bolas ambulantes, puro relaxo, Guilherme Arantes, Léo Jayme, entre outros, pô se não tivessem condições de se cuidarem, tudo bem, mas tem e não se cuidam, viram esses obesos….E consequentemente já não conseguem cantar mais como antes, o próprio físico não permite….

  63. trabalhava em uma residência quando precisei me ausentar para fazer uma pequena cirurgia na qual a médica me deu um atestado de 10 dias minha patroa não gostou e me deu as contas trabalhei 4meses e nem cheguei a ser registrada.O que devo fazer?

  64. Eloí de Lourdes Perin

    Minha filha sofreu assedio moral pelos chefes e colegas em uma repartição publica por tres anos, procurou a justiça e nada aconteceu.abandonou o concurso.

  65. adriana8aguirre@gmail.com

    Desvio d funçao qd pod se entrar na justiça

  66. Marcelo Ximenes

    sou fortemente assediado moralmente no meu trabalho,mas meus patrões não são merecedores de uma ação na justiça e sim meu gerente, o qui fazer?

  67. Marcelo dos santos

    gostei muito dessa matéria de hoje inclusive sai de da Empresa que eu trabalhava por sofrer assédio mora por parte do meu patrão estou com processo na justiça quero que façam mais matérias sobre esse assunto pois a gente vê por ai que as pessoas não sabe o que é assédio moral se confundem muito com assédio sexual e isso é fato!!!!!!!!!

  68. adorei o tema de hoje, pq já passei por isso, a minha sorte q estava proxima da aposentadoria…hoje estou aposentada e felizzzzzzzzzzzz..

  69. Sonia farias oliveira de medeiros

    Sônia, 28 -05 -2013. Lendo diversos comentários sobre assedio moral no programa encontro com fatma Bernardes, dia 27 de 05 2013, me fez refletir sobre o tempo que passei como supervisora de uma determinada instituição de ensino. Até hoje, Fatima eu não sei o motivo que levou a Diretora reunir os funcionários para uma reunião relâmpago, isso foi logo a minha chegada na escola, a mesma queria resultados imediatos. Sabemos que é impossível se fazer um trabalho em qualquer área da forma como a mesma queria. Fiquei constrangida com a situação. Todos olhando para mim e fazendo perguntas sobre meu trabalho. Já que era um trabalho que merecia bastante participação, integração de todos ali envolvidos no processo. Faz seis anos, mas quando lembro do que passei fico perplexa. Obrigada.

  70. Giselle Ferreira Santos

    Gostei do tema de hoje e coloquei para gravar, mas sem querer me filho deletou. Tem como vocês postarem no youtube? Gostaria muito de ver o programa. Obrigada

  71. paula fanandes

  72. Eu sou mais um que está apaixonado pela Paula Fernandes!minha deusa!

  73. Fatima, BOM DIA! Nossa que figurino é esse… lindo, maravilhoso. Realmente vc é linda A sandália esta no ponto verto.

  74. Fatima, BOM DIA! Nossa que figurino é esse… lindo, maravilhoso. Realmente vc é linda A sandália esta no ponto Certo.

Comente com bom senso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s